quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Economia de energia e benefício ambiental com horário de verão são questionáveis, diz especialista

Para engenheiro eletricista e mestre em energia solar, Alexandre Heringer Lisboa, “economia de energia com horário de verão está dentro da margem de erro da estatística”
x
http://1.bp.blogspot.com/_.../Horário%2Bde%2BVerãoxHorário%2BBiológico 

No artigo “Horário de verão”, publicado no jornal Estado de Minas em 25.10.2010, o engenheiro da Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) Alexandre Heringer Lisboa coloca em xeque a validade do horário de verão (HV), implementado todos os anos pelo governo, sob argumentos “replicados automaticamente para a sociedade”.

Para o especialista em energias elétrica e solar, carece de fundamento o argumento de que o HV provoca uma redução do consumo de eletricidade nos horários de pico, em função da iluminação natural e, assim, um menor uso das termoelétricas poluidoras.

Lisboa alega que a propalada economia de energia (entre 0,4 e 0,8%) imputada ao HV é na verdade fruto de um fenômeno natural sazonal. É este fenômeno que, de fato, contribui para a “redução da carga, com ou sem horário de verão”, diz o especialista. “A iluminação pública depende do efeito fotoelétrico para acionar os relés e não de decretos, nem do HV”, afirma.

"Os próprios chuveiros elétricos, maior vilão do pico de demanda, são menos utilizados no horário de verão", diz o engenheiro da Cemig, uma vez que na estação mais quente do ano a tendência é pela diminuição do uso desses aparelhos.

O que aumenta nesse período é o consumo de refrigeradores e equipamentos de ar condicionado, “mesmo assim, fora do horário de ponta, já que o calor é mais intenso à tarde”, conclui Lisboa.

Após desmistificar os ganhos em economia de energia e ambientais com o HV, o especialista destaca “a enorme polêmica sobre o seu impacto na vida cotidiana, como alterações circadianas, sacrifício para quem acorda muito cedo para trabalhar e estresse”.

2 comentários:

  1. É correto o raciocinio do EngºLisboa sobre o HV, tem inteira relevancia..

    ResponderExcluir
  2. ESQUECERAM DE FALAR QUE...DE MANHÃ SOMOS OBRIGADOS A FAZER USO DE LUZES POIS AINDA ESTÁ ESCURO QUANDO OS DESPERTADORES TOCAM .....

    ResponderExcluir