quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Parabéns, Galileu!

Em tempos em que ainda paira no ar, na internet e nas escolas o criacionismo como "corrente explicativa" da origem da vida, nada mais oportuno do que relembrar o 447o aniversário de Galileu Galilei, vítima da Santa Inquisição por defender o heliocentrismo.

http://scienceandtheology.files.wordpress.com/2011/02/galileo7.jpg

Para celebrar a data de nascimento de Galileu, o último dia 15, publicamos abaixo a tradução (nossa e livre) de um artigo postado no blog A biologist’s view of science & religion pelo seu editor.  

"Happy birthday, Galileo!" 

Por Justin Topp*

Há 447 anos nascia em Pisa, Itália, Galileu Galilei. Alguns o consideram o pai da ciência moderna, muitos o admiram pelas suas descobertas, e outros, é claro, o conhecem pelo seu controvertido relacionamento com a Igreja Católica.

Todas as suas realizações podem ser encontradas na Wikipedia. Suas descobertas mais conhecidas foram no campo da astronomia, baseadas nos estudos de Copérnico, principalmente na teoria heliocêntrica, que contrastava com a interpretação “literal” de um versículo da Bíblia, sobre o qual a Igreja sustentava a idéia de que a Terra era o centro do universo. 

Os detalhes do apoio de Galileu ao copernicanismo são fascinantes, embora questionáveis, mas, sem dúvida, teve um papel decisivo no tratamento e no veredito que ele recebeu da Inquisição. 

Galileu era um homem muito religioso, que pensou até em seguir o sacerdócio, mas por ordem de seu pai iniciou estudos de medicina.  Estudioso de artes e matemática, Galileu dedicou-se por um tempo ao ensino desses conhecimentos. No entanto, as ciências e a matemática tornaram-se o seu foco principal. 

Por causa do seu apoio às idéias de Copérnico, Galileu é visto frequentemente como um mártir da ciência e, portanto, uma figura-chave no modelo belicoso da interação entre ciência e religião. 

Os fatos são menos dramáticos do que a realidade, mas Galilei certamente não mereceu o tratamento que teve da Igreja Católica, o que marcou sua relação com a ciência. Seus livros foram banidos, ele foi impedido de defender em público o heliocentrismo e forçado a se comportar como “bom e favorável” à doutrina da Igreja. Galileu foi julgado pela Inquisição, e obrigado a passar sua última década de vida em prisão domiciliar. 

Que ele tenha sido confinado e torturado já virou mito, não é mais comumente aceito (leia, por exemplo, o excelente livro “Galileu vai para a cadeia”, que consultei previamente). Torturado ou não, Galileu foi maltratado, desrespeitado, e o seu caso é um bom exemplo de como a doutrina religiosa busca inibir o progresso científico. 

A Igreja Católica tem tentado (desde o século XX) compensar seus erros, elogiando publicamente o trabalho de Galileu Galilei, lamentando a forma como o tratou e propondo erguer uma estátua em sua homenagem no interior das muralhas do Vaticano. 

Parabéns, Galileu. Obrigado por pavimentar o caminho da ciência em geral e, em particular, da relação entre ciência e religião. O mundo não foi mais o mesmo desde então. 

* Professor da North Park University de Chicago, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário