sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aquecimento solar no Brasil: mais de 40 mil casas populares com ‘chuveiro híbrido’

Contratação de sistemas de aquecimento solar no Programa Minha Casa Minha Vida supera meta

http://www.newsflip.com.br/pub/abravadasol//index.jsp?edicao=1912

Em entrevista à revista SolBrasil deste mês, o gerente de Meio Ambiente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jean Rodrigues Benevides, afirmou que o programa de governo para reduzir o déficit habitacional financiou 40.649 moradias com aquecimento solar, para famílias com renda de até três salários mínimos. Ele anunciou também a criação do Selo Casa Azul, “um instrumento voluntário de classificação socioambiental de projetos habitacionais apresentados à CEF, que visa incentivar o uso racional de recursos naturais na construção”.

Para Benevides, falta ainda divulgar a tecnologia solar para mostrar suas vantagens, especialmente em edifícios multifamiliares. Ele ressalta que é preciso capacitar projetistas e instaladores, além de informar a população sobre cuidados no uso e manutenção dos sistemas de aquecimento solar. “Também é importante buscar a redução de custos dos equipamentos (coletor e tanque) para ampliar o uso”, conclui.

O dirigente da CEF lembra que o sistema de aquecimento solar é um item financiável em todos os programas habitacionais operados pelo banco e será incluído na próxima fase do Minha Casa Minha Vida.

A popularização do uso de aquecimento solar doméstico no país se deve, em grande parte, a um dispositivo genuinamente brasileiro: o chuveiro elétrico. Ele pode ser usado como fonte auxiliar para os dias chuvosos ou de baixa incidência solar, através de uma instalação como a ilustrada abaixo, constituindo um “chuveiro híbrido”.

Chuveiro híbrido solar/elétrico
http://www.newsflip.com.br/pub/abravadasol//index.jsp?edicao=191

Nos conjuntos habitacionais populares, como os financiados pela CEF, o sistema com chuveiro híbrido dispõe de um tanque com capacidade para estocar 200 litros de água aquecida pelo Sol, o suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas.

Este tipo de iniciativa pode contribuir para reduzir o consumo de energia no chamado “horário de ponta”, período entre 18h e 21h, em que são ligados simultaneamente diversos dispositivos elétricos de uso coletivo ou individual, entre os quais o chuveiro.

Apesar de bastante eficiente, o chuveiro elétrico é um aparelho que consome uma potência muito alta – entre 2 e 7 kW, dependendo do modelo – e, no horário de ponta, o consumo de todos os chuveiros pode chegar a 6% da demanda total de energia elétrica no país.

Assim, a intensificação do uso de sistemas de aquecimento solar, além de reduzir as despesas com energia elétrica do consumidor, pode também – ao atenuar o consumo de pico – reduzir os custos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário