segunda-feira, 9 de maio de 2011

Suécia: cientistas discutem energias renováveis em congresso mundial

Especialistas de 70 países debatem futuro de tecnologia de energia limpa e sustentabilidade

Linkoping, Suécia
http://www.masterofscience.se/images/uploads/albums/linkoping/liu_4_bildspel.jpg&imgrefurl=

Com o tema "Tendências e aplicações de tecnologias de energia renovável e desenvolvimento sustentável", foi inaugurado hoje na Suécia o Congresso Mundial de Energias Renováveis (WREC, na sigla em inglês).

Esta é a 12ª edição do evento; as últimas foram nos Emirados Árabes (Abu Dhabi, 2010), Escócia (Glasgow, 2008), Itália (Florença, 2006) e Estados Unidos (Denver, 2004).

Localizada entre os paralelos 55ºN e 67ºN, a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia, com cerca de 450 mil km2 e 9,2 milhões de habitantes.

Embora tenha uma forte dependência da energia nuclear (29% de todo consumo interno bruto), é o segundo país europeu no uso de fontes renováveis, com 34% de participação em sua matriz energética.

O país tem um projeto de desenvolvimento sustentável exemplar na área de resíduos sólidos: uma usina de reciclagem – em Boras (350 km ao sudoeste de Estocolmo) – com 100% de recuperação e reintrodução, que gera 10 MW (mega watt) de potência elétrica, suficiente para atender boa parte da demanda dos 100 mil habitantes da cidade.

No WREC XII, organizado pela Universidade de Linkoping - na cidade homônima, a 200 km da capital - pesquisadores, engenheiros e gestores vão discutir e trocar experiências sobre tecnologias de energia renovável, eficiência energética, mudança climática e sistemas energéticos sustentáveis.

As seções técnicas vão abordar 15 tópicos, entre eles, aplicações de energia solar térmica, tecnologia fotovoltaica, uso final de energia e eficiência, arquitetura de baixo consumo energético e cidades sustentáveis.

Este blogueiro participa do congresso, no qual apresenta os avanços da pesquisa desenvolvida pelo grupo que coordena no Laboratório de Energia Solar (LES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, sobre uma central de ar condicionado a energia solar e gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário