sábado, 9 de julho de 2011

Ar condicionado solar de alta eficiência é instalado na Índia

Performance é 30% maior que a de sistemas comerciais com tecnologia de resfriamento similar

Coletor solar parabólico usado na instalação de Gurgaon
http://www.solarpanelsplus.com/parabolic-trough-collectors/&usg=

Foi inaugurado no último dia 1º em Gurgaon, Haryana, Índia, um sistema de ar condicionado solar com desempenho bem maior do que aqueles baseados no mesmo tipo de tecnologia de refrigeração (por absorção), disponíveis no mercado.

O sistema vai climatizar 13 salas do Centro de Energia Solar de Gurgaon, usando um campo de coletores solares de 288 m2. A capacidade do ar condicionado é de 100 kW, equivalente à potência frigorífica de 20 aparelhos convencionais de 18 mil BTUs cada.

A tecnologia de resfriamento usada é a de “absorção de triplo efeito”, a qual se baseia na interação de um fluido refrigerante com uma solução salina.

Nos sistemas de “absorção”, em vez de energia mecânica (usada na compressão de um gás nos ciclos convencionais), calor é a fonte externa principal, daí o uso de energia solar. “Triplo efeito” significa que o ciclo de absorção ocorre em três estágios, em diferentes níveis de temperatura, onde as trocas de calor entre um estágio e outro minimizam as perdas térmicas, melhorando o desempenho do sistema.

A tecnologia solar empregada é a de coletores parabólicos (parabolic trough), nos quais os raios solares são concentrados no foco de uma parábola (foto), permitindo obter temperaturas mais altas.

A energia fornecida pelos coletores aquece água pressurizada a 210oC – com uma potência térmica de 60 kW – que é usada na máquina de absorção para produzir água a 7oC (temperatura necessária para resfriar o ar das salas, propiciando conforto).

O calor proveniente do Sol é armazenado em materiais de mudança de fase (PCM - Phase Change Materials); em caso de interrupção prolongada da incidência de radiação solar, gás natural é usado como insumo energético auxiliar.

A demanda de energia para refrigeração e ar condicionado na Índia representa 35% de todo o consumo elétrico do país, disse Unnikrishnan, diretor executivo da Thermax Limited, empresa que desenvolveu a nova tecnologia de ar condicionado, em parceria com o Centro de Energia Solar de Gurgaon.

Segundo Unnikrishnan, esta tecnologia pode atender à necessidade de climatização de prédios industriais e comerciais, equivalente a uma capacidade de 3 MW (mega watt).

Simbologia Sol/Frio: combinação ideal para impulsionar tecnologia solar para ar condicionado
http://www.notesdevoyage.com/ftp/Image/Creations/Logos/08-04-13%2520-%2520Solar%2520Cooling.png&imgrefurl=

Refrigeração e ar condicionado são aplicações atrativas da energia solar, porque a demanda de resfriamento (para diversas finalidades essenciais à vida humana) coincide com a disponibilidade de irradiação solar. Quanto mais quente (ensolarado) o lugar, maiores às necessidades de se gerar frio artificialmente.

A tecnologia aqui noticiada utiliza como fonte energética principal a energia solar e gás natural (auxiliar); o uso de energia mecânica é mínimo (basicamente para acionar bombas), o que implica em considerável economia de eletricidade.

Por outro lado, se trata de uma tecnologia de resfriamento sofisticada, com mecanismos de controle complexos, o que deve requerer custos de manutenção não desprezíveis.

Embora louvável o desenvolvimento tecnológico que resultou na instalação solar de Gurgaon, algum tempo de operação é necessário para se avaliar a relação entre investimento e custo operacional do sistema.

Fonte: http://www.solarserver.com/solar-magazine/solar-news/current/2011/kw27/india-claims-worlds-highest-efficiency-solar-thermal-cooling-system.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário