segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Abrava e Unicamp organizam evento sobre aquecimento solar

Associação de fabricantes e núcleo de pesquisa acadêmica promovem congresso e feira de negócios na área termossolar

Loteamento popular com aquecimento solar em Juiz de Fora (MG)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php%3Ft%3D993237%26page%3D45&docid=jAU8sC-eZEf6bM&w=

O Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL) da Abrava – entidade ligada à indústria de equipamentos de aquecimento, refrigeração e ventilação – e o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp promovem o CB-Solar (Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar) e a ExpoSolar (Feira de Exposição de Sistemas de Aquecimento Solar), que serão realizados em Campinas (SP), em 9 e 10 de novembro deste ano.

Esta será a 4ª edição do congresso (antes ENASOL) – ocorrido duas vezes em São Paulo e uma em Belo Horizonte – cujo programa técnico e científico abordará sete temas voltados para o aquecimento solar.

Serão conferências, painéis e mesas-redondas debatendo temas como políticas públicas para fomentar o uso de sistemas de aquecimento solar (SAS), integração de SAS à arquitetura contemporânea, o papel do SAS na eficiência energética das edificações e inovação tecnológica no aquecimento solar nos setores industrial e terciário.

A organização do evento destaca a importância do aquecimento solar e de políticas públicas adequadas para a sua disseminação, como alternativa para o Brasil expandir a oferta de energia elétrica de origem hidráulica e, portanto, livre de emissões de CO2.

Ressalta, ainda, a necessidade do uso de materiais reciclados, biodegradáveis e de baixo impacto energético – como também a integração de aquecedores solares aos projetos arquitetônicos – se tornarem premissas, para garantir a sustentabilidade das construções.

O evento promovido pela DASOL e o NIPE tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, de fabricantes de aquecedores solares no Brasil (uma dezena) e fornecedores de cobre (principal material da indústria termossolar), entre outros, e conta ainda com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da GIZ (agência alemã de cooperação internacional), além de outras empresas e organizações locais.

Maiores informações sobre o CB-Solar e a ExpoSolar em www.cb-solar.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário