sábado, 26 de novembro de 2011

Eletricidade solar na Espanha: usina com tecnologia pioneira entra em operação

Único no mundo, projeto Gemasolar combina 'torre central' com estocagem térmica e tem capacidade de 19,9 MW

http://geoenvigeologia.blogspot.com/2011_06_01_archive.html 

Foi inaugurada no mês passado na região da Andaluzia, sul da Espanha, uma usina termossolar inovadora (projeto Gemasolar, foto), baseada no sistema de torre central e no armazenamento de energia térmica usando sais.

A capacidade da central Gemasolar mais a de outras 12 usinas termossolares já operando em escala comercial na Andaluzia equivalem a 56% da potência total instalada com energia solar térmica na Espanha. 

Até o final do ano, com a finalização de novas usinas (Lebrija 1, Andasol 3 e outras), o país ibérico deverá dispor de uma capacidade termossolar instalada de 1 GW (giga watt).

A usina Gemasolar baseia-se em um campo solar formado por 2.650 refletores (heliostatos), que ocupam uma área de 185 hectares (860 m x 860 m) ao redor de uma torre de 140 m de altura (figura). Os raios solares refletidos pelos heliostatos são concentrados em um “receptor” – localizado na parte mais alta da torre – que aquece e funde uma mistura de sais (figura).

Adaptado de http://www.sener.es/EPORTAL_DOCS/GENERAL/SENERV2/DOC-cw499d865c0bcaf/INFOTORRESOLespanol.pdf

Este “tanque de sais” (soluções salinas de nitratos de potássio e sódio) alcança temperaturas superiores a 500ºC, transfere calor para a água, vaporizando-a a alta pressão; este vapor aciona uma turbina acoplada a um gerador. A eletricidade gerada é transmitida por uma linha de alta tensão (66 kW) até uma subestação, onde é injetada na rede elétrica. 

Graças a este criativo sistema de armazenagem de energia, a usina andaluza produz eletricidade em dias nublados ou à noite, por um período de até 15 horas. Além de minimizar a falta de continuidade inerente à geração termossolar, a estocagem de energia melhora a eficiência da usina, garantindo o suprimento de eletricidade durante 6.500 horas por ano.

A Andaluzia se consolida como uma das regiões europeias mais pujantes no uso em larga escala de recursos energéticos renováveis; triplicou o aporte dessas fontes ao consumo de energia primária nos últimos cinco anos. 

São 448 MW (mega watt) de capacidade elétrica termossolar, 760 MW de capacidade fotovoltaica, 3.010 MW com energia eólica e 230 MW com biomassa. A região contabiliza, ainda, 705 mil m2 de coletores solares instalados. A Andaluzia reduziu em 44% suas emissões de CO2 na última década.

Em termos nacionais, a eólica é a principal fonte de energia para geração elétrica, com 20.676 MW instalados (dados de março de 2011, segundo a REE), o que representa 21% da matriz elétrica do país, à frente da nuclear (~19%), hidrelétricas (~17%) e termelétricas (~13%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário