quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Carvão sustentável: 30% do aço brasileiro é produzido com biomassa renovável

No mundo, porcentagem de combustível verde usado na fabricação do aço é inferior a 1%

Floresta de eucalipto: potencial matéria-prima para fabricação de carvão
http://www.apreflorestas.com.br/noticias/mercado/26/cna-propoe-que-seus-filiados-invistam-em-arvores

A matriz energética do Brasil é uma das mais limpas do mundo; são 45% de fontes renováveis (ante a média global de 16%), incluindo uma boa parte da energia primária consumida no setor siderúrgico. 

Uma das matérias primas industriais mais importantes (o aço) é produzida aqui com bem menos carvão mineral do que nos demais países produtores deste metal. Enquanto que mais de 99% do aço mundial é feito com carvão de origem fóssil, em nosso país temos quase 1/3 de “aço verde”, i.e., aço fabricado com carvão de madeira de reflorestamento.

Usados como fonte de carbono, o carvão vegetal (aquele do churrasco) e o mineral são imprescindíveis para transformar minério de ferro em “ferro-gusa” (liga que dá origem ao aço).

Embora a participação de biomassa renovável na fabricação do aço nacional seja alta, cerca de 50% do carvão vegetal ainda é produzido de forma artesanal, pouco eficiente e utilizando fornos poluentes. Muitas dessas usinas fornecem carvão a produtores de ferro-gusa independentes, que por sua vez abastecem pequenas fundições e aciarias.

Além disso, dois graves problemas (um ecológico, outro social) são inerentes a esta produção rudimentar de carvão: a queima de madeira nativa e o uso de mão-de-obra escrava e infantil. 

Carvoaria que usava trabalho escravo, flagrada em 2007 (Riachão das Neves, BA)
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1451

Se por um lado, algumas grandes siderúrgicas instaladas no Brasil dispõem de sistemas próprios de fabricação de carvão vegetal, outras utilizam o carvão mineral, cuja produção nacional é insuficiente para atender à indústria do aço. Para suprir este insumo, o Brasil – 9º produtor mundial de aço – importou 15,9 milhões de toneladas de carvão mineral em 2010. 

Uma das possibilidades para se avançar na produção de aço verde é usar eucalipto de reflorestamento como matéria-prima de carvão, tal como o projeto concebido pelo engenheiro Nilton Nunes Toledo, ex-professor da Escola Politécnica da USP.

Trata-se de um eficiente sistema de fabricação de carvão, que utiliza cogeração (geração de eletricidade simultaneamente ao processo de gaseificação dos resíduos vegetais). O sistema dispensa o uso de caminhões na produção, no corte e transporte do eucalipto, uma vez que a usina de carvão é instalada dentro da floresta, diz Toledo. 

“O enfoque [deste tipo de usina] abrange desde a forma de plantar, colher, manusear e carvoejar com otimização do consumo de calor, além do aproveitamento de subprodutos usados na indústria química e de cosméticos e que podem valer mais que o próprio carvão”, explica Toledo.

Com o novo sistema, a produção diária de carvão vegetal é estimada em 40 toneladas, para 5 mil hectares (4.470 m x 4.470 m) de área plantada, e deve gerar 300 postos de trabalho. Além disso, consome 432 kg a menos de madeira para cada tonelada de carvão produzido, em relação aos fornos das carvoarias rudimentares. 

Fonte: Carvão vegetal sustentável, Pesquisa FAPESP, p. 72-75, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário