quarta-feira, 14 de março de 2012

Energia eólica na AL: Brasil lidera com 50% dos projetos instalados em 2011

País também teve maior capacidade instalada acumulada na América Latina nos últimos quatro anos; México ocupa segunda posição 

Parque eólico de Praia Formosa (CE), com 104,4 MW 
http://www.gwec.net/fileadmin/documents/Publications/Brazil_report_2011.pdf

O Brasil liderou o mercado latino-americano de instalações eólicas em 2011, com 582,6 GW (giga watt), ou metade da potência instalada total. O México ficou na segunda posição do ranking, com 31%, seguido por Honduras (9%), Argentina (7%) e Chile (3%). O Brasil também foi o país com a maior capacidade instalada acumulada, de 2008 a 2012, com pouco mais de 1,5 mil GW.

Os dados foram apresentados no Comitê Latino-Americano do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) durante encontro realizado recentemente no México.

Segundo a previsão da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) a potência eólica instalada até 2020 deverá alcançar 20 GW. Para garantir a sustentabilidade do setor, basta agregar ao mercado 2 GW por ano, como afirmou no evento o diretor executivo da entidade Pedro Perrelli.

Dados do GWEC indicam que, até o final desta década, os países da América Latina e Caribe devem somar 30 GW de capacidade instalada. Esta potência acumulada representa 60% do total previsto para o conjunto de energias renováveis na região: eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), geotérmica e maré motriz.

O estudo foi encomendado pela Associação Internacional do Cobre (ICA, em inglês), que aponta o Brasil como o mercado mais promissor da região na exploração de fontes limpas de energia. Ressalta que, em 2009, o Brasil teve 70% da capacidade instalada total com fontes renováveis na América Latina, seguido por México (9%) e Argentina (7%).

De acordo com a pesquisa entregue ao ICA, a geração eólica é a tecnologia mais promissora, embora a bioenergia seja apontada como a que deve dominar o mercado brasileiro nas próximas décadas. Brasil e Argentina são os países nos quais a energia eólica apresentou crescimentos mais expressivos, diz o estudo. 

Fontes:
http://www.procobre.org/archivos/pdf/energia_sustentable/generacion_de_electricidad_pr.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário