terça-feira, 27 de março de 2012

Energias renováveis no mundo: Brasil é 25º no ranking de inovação tecnológica

Geração elétrica com fontes renováveis responde por 77% do investimento global em tecnologias limpas 

(FOTO: WWF/Kevin Schafer) http://www.cleantech.com/wp-content/uploads/2012/02/CleantechGroup_WWF_Ceantech_Innov_Index.pdf

Um estudo da consultoria Cleantech em parceria com a ONG ambientalista WWF aponta a Dinamarca, Israel e Suécia como os três países com maior potencial para investimento em tecnologias limpas voltadas para a geração de energia.

O relatório The Global Cleantech Innovation Index 2012 traz a avaliação de 38 países suscetíveis a empreendimentos ambientalmente sustentáveis, com base em indicadores como a participação de empresas inovadoras em tecnologias limpas, políticas públicas e regulamentação, investimentos privados, interação entre o setor acadêmico e a indústria, entre outros.

Os demais países que completam o top ten dos mais empreendedores em inovação tecnológica na área de energias renováveis são: Finlândia, EUA, Alemanha, Canadá, Irlanda, Coreia do Sul e Reino Unido.

Apesar da má colocação do Brasil no ranking de inovação em tecnologias limpas na área de energia – atrás de países como China, Índia e Hungria – há que ressaltar que somos o Nº 1 em geração elétrica a partir de fontes limpas, com 83% de toda a eletricidade produzida.

O termo “tecnologia limpa” – às vezes usado como sinônimo de tecnologia verde, tecnologia sustentável ou ambiental – abrange uma ampla gama de produtos e serviços inovadores que dão retorno financeiro e causam impacto ambiental positivo.

Esta definição inclui também uma grande variedade de tecnologias ambientalmente sustentáveis nas áreas de água, agricultura, resíduos e materiais. A figura abaixo mostra a evolução do investimento global (em milhões de euros) em tecnologia limpa, entre 2007 e 2010, por setor de atividade.

Adaptado de http://www.cleantech.com/wp-content/uploads/2012/02/CleantechGroup_WWF_Ceantech_Innov_Index.pdf

Segundo o relatório recém-publicado da Cleantech/WWF, o mercado global de tecnologia de energia limpa teve um crescimento anual de 31%, entre 2008 e 2010.

As maiores fatias deste mercado ficaram com a energia eólica (30%), a solar (24%) e a biomassa (20%). Destaque para o avanço da energia solar, que, a cada ano, praticamente dobrou sua participação no mercado mundial.

O levantamento aponta para uma tendência de aquecimento do mercado de produtos envolvendo tecnologia limpa nas próximas décadas, ainda que sem a mesma taxa de crescimento observada nos últimos anos.

O estudo destaca, ainda, que os investimentos em energia renovável resistiram relativamente bem à crise financeira de 2008/2009, com uma queda de 6,6%, ante 19% de retração verificada na indústria de petróleo e gás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário