segunda-feira, 5 de março de 2012

França: ‘meteorologia de energias renováveis’ mostra distribuição de eletricidade solar e eólica no país

Geração fotovoltaica sazonal cobre até 164% do ‘consumo domiciliar padrão’; eólica pode abastecer 1/3 das residências francesas 

Geração elétrica fotovoltaica e eólica em cada região da França durante o inverno.
Adaptado de http://www.energies-renouvelables.org/energie_renouvelable_france.asp

De acordo com dados do Observ’ER - Le Baromètre 2011 des énergies renouvelables électriques en France, a capacidade instalada fotovoltaica em junho de 2011 foi de 1,7 GW e, a eólica, de 6,2 GW. Há 10 anos, eram de 0,01 GW e 0,12 GW, respectivamente. Até 2020, a França deverá dispor de uma potência instalada acumulada de 5,4 GW fotovoltaicos e de 25 GW eólicos.

O Baromètre 2011 mostra a distribuição territorial da geração fotovoltaica e eólica – a “meteorologia de energias renováveis” – para os períodos de inverno (imagem), verão e primavera.

Dois parâmetros foram definidos para caracterizar o alcance da eletricidade de origem renovável, conforme a estação do ano: a taxa de cobertura média (TCM) e a quantidade de domicílios abastecidos (QDA).

A TCM é a porcentagem do consumo elétrico de um “domicílio padrão” que pode ser suprido por energia solar fotovoltaica em uma dada estação; a QDA se refere aos domicílios padrões atendidos por energia de origem eólica.

No inverno, a TCM nacional (de todo território francês) foi de 64% e, a QDA, de pouco mais de 4 milhões (imagem). No verão: 141% e 8,8 milhões.

A primavera foi a estação que apresentou o melhor aproveitamento dessas fontes renováveis: a taxa de cobertura fotovoltaica foi de 164%, e a energia eólica gerada daria para abastecer 10,7 milhões de domicílios, ou 1/3 das residências francesas.

Valores de TCM maiores que 100% – observados no verão e na primavera significam que, durantes essas estações, a energia solar fotovoltaica produzida supera as necessidades de um domicílio padrão.

A eletricidade eólica produzida na primavera equivale a emissões evitadas de CO2 de 630 mil carros (140 g de CO2 por km rodado, considerando um trajeto médio de 3.186 km, percorridos durante os três meses da estação).

Em relação à geração elétrica total (fotovoltaica mais eólica), as emissões evitadas de CO2 foram: 106 mil toneladas no inverno, 233 mil no verão e 281 mil na primavera (0,46 kg de CO2 por kWh produzido).

Em 2010, as instalações fotovoltaicas francesas produziram 656 GWh e, os parques eólicos, 9.988 GWh. Isto corresponde a quase 5 milhões de toneladas de CO2 que teriam sido despejadas na atmosfera, caso a geração elétrica fosse de origem fóssil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário