terça-feira, 6 de março de 2012

França: usina de biogás agrícola vai gerar 13 GWh de energia elétrica por ano

Inaugurada recentemente, maior unidade de tratamento de resíduos agrícolas do país deve impulsionar ‘metanização’ do setor 

Produção de biogás com fezes de porcos atenua impacto ambiental da pecuária suína 
(FOTO: Getty Images) http://www.agroinlaca.com.ve/

A produção de biogás em larga escala vai de encontro a duas metas estabelecidas pela Comunidade Europeia para 2020: 20% da energia final consumida ser de origem renovável e melhoria na gestão do lixo orgânico (redução de emissões e aumento da reciclagem e valorização dos dejetos).

Do ponto de vista ambiental, a “metanização” – produção de metano (CH4) em biodigestores anaeróbicos – é considerada a forma mais eficaz de se agregar valor aos resíduos. Outra forma de produção é captar o biogás durante o processo de degradação natural dos dejetos depositados em aterros sanitários.

Na França, os setores em que a metanização é mais utilizada são os da indústria agroalimentar, química e de papel e celulose, agropecuária, usinas de compostagem de lixo urbano e estações de tratamento de água e esgoto.

A metanização agrícola é apontada como um dos setores com grande potencial para ser explorado no país gaulês. A entrada em operação (em junho de 2011) de sua maior usina de biogás – em Saint-Gilles-du-Mené, na região de Côtes-d’Armor – deverá impulsionar o setor.

A usina utiliza como insumo energético excrementos de suínos e resíduos da indústria agroalimentar local. Vai produzir anualmente 13 mil MWh elétricos (equivalentes ao consumo de 4.600 domicílios padrões) e 14,4 mil MWh térmicos (calor), a partir de 75 mil toneladas de dejetos orgânicos.

23% da eletricidade gerada é consumida na própria usina, o restante é injetado na rede. Já a energia térmica, é totalmente utilizada no aquecimento dos biodigestores e na secagem do material não gaseificado, que é transformado em fertilizante.

No final do primeiro semestre de 2011, a capacidade de geração elétrica com biogás instalada (e conectada à rede) em território francês era de quase 191 MW. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário