quinta-feira, 5 de julho de 2012

MG: hospital tem aquecimento solar fornecido por 560 m2 de coletores

Economia de energia elétrica com uso do sistema solar pode chegar a 70% 

Coletores solares e tanques de estocagem térmica instalados em hospital de Juiz de Fora (MG)
http://hvacmercosul.com.br/noticia_detalhe.php?noticia=188

Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Cemig possibilitou a implantação de tecnologia solar – para produzir água quente para fins diversos – no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, o segundo maior do estado.

O sistema de aquecimento solar recém-instalado no hospital mineiro é capaz de atender a 100% da demanda dos setores com maior consumo de água quente, como vestiários e maternidade.

O projeto se insere no programa Energia Inteligente, uma iniciativa que visa fomentar o uso eficiente da energia e promover a preservação do meio ambiente, através da substituição de equipamentos obsoletos por tecnologias limpas em instituições filantrópicas e residências de famílias de baixa renda.

A instalação solar do João Penido consiste de um conjunto de três campos de coletores planos, cada qual conectado a tanques de estocagem térmica. As distintas unidades de aquecimento solar dispõem de um sistema elétrico auxiliar, que é acionado em dias chuvosos ou muito nublados, quando a radiação solar é insuficiente.

Ao todo são 280 coletores de 2 m2 cada, que fornecem 37,5 mil litros de água a uma temperatura de até 70oC, adequada para pré-cozimento de alimentos e banho. Os equipamentos estão assim distribuídos: 360 m² de coletores conectados a quatro reservatórios de 5 mil litros cada, nos vestiários; 140 m² a dois reservatórios de 7 mil litros, na cozinha; e 60 m² a um reservatório de 3,5 mil litros, na maternidade.

Além do insumo energético ser gratuito, outras vantagens do aquecimento solar são a simplicidade operacional e a baixa manutenção requeridas. “É necessário, apenas, realizar a limpeza das placas coletoras com periodicidade”, diz o coordenador do programa Energia Inteligente, Cristiano Magalhães. 

O investimento no sistema de aquecimento alternativo – que utiliza o Sol como principal fonte de energia – foi de R$ 840 mil, valor que engloba o projeto, equipamentos e instalação. A amortização deste montante deverá ser alcançada em 5 anos, já que a economia anual no custo da eletricidade e impostos é estimada em R$ 168 mil.

Com o aproveitamento da energia solar térmica, o hospital de Juiz de Fora poderá reduzir o seu consumo elétrico a 30% do que gastava anteriormente. A economia na conta de luz será revertida para investimentos em outros setores da unidade de saúde, melhorando o atendimento aos pacientes; em média, são 5,3 mil pessoas atendidas todo mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário