sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Eletricidade solar: autoconsumo inteligente pode ajudar a relançar setor na Europa

Novo sistema de armazenagem possibilita consumo local de até 70% da energia produzida com a luz do sol 

Sistema de estocagem inteligente de energia elétrica de origem solar, fruto do projeto europeu Sol-ion (de SYSTÈMES SOLAIRES le journal des énergies renouvelables Nº 210/2012)

O produto inovador é do tamanho de uma pessoa de estatura mediana, embora três vezes mais pesado. Nada que não caiba na garagem de uma casa: um armário de metal, de 1,74 m de altura por 66 cm de largura e 60 cm de profundidade, pesando 220 kg.

O “móvel high tech” é um conjunto de seis baterias compactas interligadas e empilhadas, com um contador eletrônico no topo (foto). Foi batizado VS5 Hybrid pelo fabricante alemão de componentes elétricos Voltwerk e deve estar no mercado ainda este ano.

Atualmente, as casas europeias que dispõem de painéis fotovoltaicos em seus telhados, injetam a energia gerada diretamente na rede elétrica e consomem apenas 30% do que produzem com ajuda do sol. Com o VS5 Hybrid, o autoconsumo domiciliar da eletricidade fotovoltaica produzida pode chegar a 70%.

O sistema inovador é resultado dum programa europeu de pesquisa e desenvolvimento (Sol-ion) sobre estocagem de energia solar, que durou quatro anos. A Voltwerk é a empresa habilitada para explorar comercialmente os resultados do Sol-ion.

Estocagem de energia ajustada às necessidades: o esquema mostra as três etapas do funcionamento (Adaptado de SYSTÈMES SOLAIRES le journal des énergies renouvelables Nº 210/2012)

As baterias foram fabricadas pela multinacional Saft, uma gigante do setor (presente em 19 países), com base na experiência do projeto de P&D europeu. “A tecnologia de lítio-íon já está madura, mas para estocagem de energia intermitente [a solar] o funcionamento é diferente; precisávamos acumular dados científicos e técnicos”, diz Michael Lippet, diretor de marketing e desenvolvimento da Saft.

Foram três anos de estudos para se chegar a um sistema informatizado complexo que ao mesmo tempo fosse robusto (para evitar panes frequentes) e seguro (para evitar falhas de alimentação e riscos de incêndio das baterias).

Um armário de estocagem, com quatro baterias de 2,2 kWh cada, foi dimensionado – para operar conectado a 24 m2 de painéis fotovoltaicos com capacidade total de 3 kWp (quilo-watt-pico) – e testado durante um ano.

Do ponto de vista tecnológico, é indiscutivelmente vantajoso armazenar a eletricidade solar produzida, uma vez que permite minimizar os riscos de sobrecarga nas redes de baixa tensão, quando a geração fotovoltaica é alta.

Com a tecnologia VS5 Hybrid, a produção de energia, antes de caráter “individual”, poderá ser consumida em uma escala “ultralocal”, entre vizinhos, propiciando uma economia de energia solidária.

Por outro lado, com o mercado solar em baixa na Europa, o autoconsumo inteligente pode ser uma solução para alavancar o setor, especialmente na Alemanha – maior produtor de eletricidade fotovoltaica do continente, com 17,3 GWp de capacidade instalada em 2011 – que sofreu recentemente fortes restrições aos subsídios para este tipo de energia renovável. 

Fonte: SYSTÈMES SOLAIRES – Le journal des énergies renouvelables Nº 207, janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário