segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Energia dos mares: França investe 133 milhões de euros em programa de pesquisa e desenvolvimento

Plataforma interdisciplinar France Energies Marines deve impulsionar tecnologia e alavancar geração elétrica em águas marinhas

Turbina hidroeólica da central “L’Arcouest” em teste na baía de Douarnenez, Brest, França (FOTO: Philippe Dureuil/TOMA/EDF)

A França aposta alto na energia dos mares e oceanos. Anunciado pelo governo em 2009 e inaugurado recentemente, o programa France Energies Marines consiste de uma gigantesca plataforma de P&D – reunindo profissionais da indústria, pesquisadores e agentes públicos – com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da geração elétrica baseada em águas marinhas.

Este programa é o cerne do recém-criado Instituto de Excelência em Energias de Baixo Carbono (IEED, na sigla francesa), que vai centrar esforços em cinco nichos tecnológicos de origem física (e não biológica, como as algas): energia eólica offshore em base fixa, eólica flutuante, hidroeólica, maremotriz e termodinâmica.

O IEED conta com recursos humanos (cerca de 60 pessoas) de diversos setores de atividade: pequenas e médias empresas, órgãos públicos regionais, universidades e consultorias privadas.

“O France Energies Marines já nasce com uma forte vocação industrial, embora o aporte à pesquisa oriundo do setor público seja de tal importância, que o faz principal parceiro do projeto”, afirma Vincent Denby-Wilkes, futuro presidente do instituto.

As bases de teste que o IEED deverá apoiar comportam diversos projetos, envolvendo distintas tecnologias. São elas: Le Croisic (base de “houlomoteurs” – geradores elétricos que utilizam a força motora do mar – e de pequenos aerogeradores flutuantes), Paimpol-Bréhat (base de geração hidroeólica), Bordeaux (base de geração baseada em correntes e marés de estuário) e as bases de geradores eólicos flutuantes Fos-sur-Mer e Groix, para condições mediterrâneas e atlânticas, respectivamente.

Brest, na região da Bretanha, é considerada a “capital francesa das energias marinhas” (de SYSTÈMES SOLAIRES le journal des énergies renouvelables Nº 210/2012)

Com 2.700 km de litoral, a região francesa que abriga a maior parte dos projetos de aproveitamento da energia do mar é a Bretanha, no Noroeste do país. A cidade portuária de Brest é o celeiro da mão de obra que abastece as bases de teste Paimpol-Bréhat e Groix. Quase metade dos seus 220 mil habitantes trabalham em setores ligados ao mar.

A região tem competências navais históricas e conta com várias instituições de ensino e pesquisa (Instituto Francês de Pesquisa para Exploração do Mar, Universidade de Bretagne Ocidental, Escola Nacional Superior de Técnicas Avançadas e Instituto de Pesquisa da Escola Naval, entre outras), com cerca de 2 mil pesquisadores especialistas do oceano.

Entre os cinco projetos tecnológicos aprovados no ano passado no âmbito do IEED, três serão realizados em território bretão: Orca (turbina hidroeólica de última geração, da Alstom), Sabella (turbina multidirecional - protótipo D10) e Winflo (parque eólico com aerogeradores flutuantes, totalizando 2,5 MW).

O programa de P&D France Energies Marines vai custar 133,3 milhões de euros em 10 anos, 25% financiados pelo Estado, 29% em subsídios de governos regionais e 46% em parcerias público-privadas. 

Fonte: SYSTÈMES SOLAIRES – Le journal des énergies renouvelables Nº 210, julho-agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário