quinta-feira, 21 de março de 2013

‘Belle come il sole’: telhas fotovoltaicas com design italiano

Solução integrada transforma cobertura em elemento gerador de energia renovável com baixo impacto visual 

Módulos fotovoltaicos integrados a telhas de argila fabricadas pela Area Industrie, da Itália
http://www.tuttogreen.it/fotogreen/tegole-fotovoltaiche/04tegola_fotovoltaica/30587/397/ 

Telhados e terrenos cobertos por paineis fotovoltaicos são lugar comum em diversos países europeus. Já fazem parte da paisagem urbana de muitas cidades e são bem vistos pela população, como símbolo de tecnologia avançada, limpa, sustentável.

Mas na Itália não é bem assim. Suas incontáveis cidades históricas tem seu patrimônio arquitetônico protegido por lei restritiva a intervenções que afetam a estética da edificação, impedindo a disseminação da tecnologia solar.

Pesquisas e inovações visando superar esta barreira resultaram em produtos que reduzem o impacto visual de painéis fotovoltaicos. Já estão no mercado há alguns anos vários modelos de telha fotovoltaica, produzidos por diferentes fabricantes italianos.

Pequenos módulos (várias células fotovoltaicas interconectadas) são instalados sobre a parte plana ou convexa da telha de acordo com a tecnologia empregada e conectados entre si. Eles podem ser substituídos.

Células de filme fino (geralmente de silício amorfo) podem ser moldadas sobre superfícies curvas, e células de silício mono ou policristalino são integradas a telhas com uma porção plana (foto).

Os tipos de telhas disponíveis variam segundo a matéria prima do suporte e a tecnologia solar. São fabricadas com argila natural ou material sintético; algumas são transparentes (de vidro, acrílico ou policarbonato), o que propicia também a iluminação natural do ambiente durante o dia.

Os módulos fotovoltaicos inseridos em cada telha tem em média 0,08 m2 e podem gerar cerca de 10 Wp (watt-pico). Uma residência “padrão” (de 4 pessoas) requer para sua autossuficiência energética um “telhado solar” com uma área em torno de 45 m2, o que permite produzir diariamente 20 kWh em média. São necessárias 500 telhas para gerar esta quantidade de energia.

A grande desvantagem da telha fotovoltaica é o seu preço; cada unidade custa entre 40 e 50 euros, o que implica um valor de até 25 mil euros (fora mão de obra) para se instalar o telhado completo de uma residência padrão.

Estética à parte, para que essa alternativa energética seja viável é preciso dispor de prazos razoáveis para se amortizar o investimento, via economia gerada pela energia solar e créditos pela eletricidade convencional não utilizada.

Fonte: http://www.lavorincasa.it/articoli/in/impianti/tegole-fotovoltaiche-innovative/

Nenhum comentário:

Postar um comentário