Estacionamento
de estação de tramway da aglomeração
de Montpellier, França. (FOTO: Philippe Heitz. Adaptado de Le Journal du Photovoltaïque Nº 9, Abril 2013)
Em
junho de 2008, era inaugurada a primeira usina solar francesa sobre
coberturas de um estacionamento. Com
mais de 8.000 m2 de painéis fotovoltaicos, foi instalada (pela empresa Sunvie) no centro comercial Leclerc, de
Saint-Aunès, na região do Hérault.
Apesar
do contexto atual bastante desfavorável para a geração fotovoltaica na França, a
tecnologia envolvendo instalações sobre “ombrières” – estruturas que sombreiam
e protegem os carros da chuva – é considerada “madura” e de futuro promissor.
A
França é um dos raros países europeus onde a participação de fontes
renováveis na matriz elétrica diminuiu entre 1990 e 2011. O país gastou 69 bilhões
de euros com a importação de energia primária (petróleo, gás e urânio) em 2012.
O
mercado de energia limpa europeu tem um potencial para criar meio milhão de
empregos até 2030. Mas na França, com a moratória decretada pelo governo em
2010 e uma política tarifária desestimulante, a indústria fotovoltaica deixou
quase 15 mil desempregados nos últimos dois anos.
A
ideia de proteger automóveis estacionados e ao mesmo tempo produzir
eletricidade limpa permanece simples, embora as instalações tenham se tornado
tecnologicamente mais complexas.
Para
prover energia de origem solar a grandes espaços comerciais, na indústria e no setor de serviços, é mais adequado fazer uso dos estacionamentos, porque os telhados já
comportam equipamentos para outros fins (climatização, refrigeração, sistemas
anti-incêndio) e geralmente não suportam mais peso.
Usina fotovoltaica de 4,9 MWp, instalada no estacionamento da
fábrica da Renault em Cléon, Haute-Normandie, França
http://www.coruscantgroup.com/realisations-temoignages/parking-de-lusine-renault-de-cleon-76/
Com
a drástica redução da tarifa elétrica fotovoltaica na França – que passou de 0,60
euros em 2009 para 0,20 euros em 2010 – e restrições à participação de
“ombrières” nos leilões para sistemas acima de 100 kWp (quilo-watt-pico),
vários projetos de geração solar usando coberturas de estacionamento foram
engavetados.
Nova
regulamentação da União Europeia e um recente anúncio do Ministério da
Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, podem recolocar as “ombrières”
como alternativa de geração limpa na França, especialmente com instalações de
capacidade superior a 250 kWp.
Além
da dupla funcionalidade das coberturas com painéis solares (proteção dos carros e geração
de eletricidade limpa), elas podem ser usadas como estações de recarga de
veículos elétricos ou híbridos.
“Ombrières” com 34.000 m2 de módulos fotovoltaicos foram construídas no
estacionamento da fábrica da Renault em Cléon (foto), região de
Haute-Normandie, pela empresa francesa Coruscant, com tecnologia solar
fornecida pela Adiwatt. Das 2.350 vagas,
15% dispõem de pontos de recarga para veículos elétricos.
“Grosso
modo, um carro elétrico é uma bateria sobre rodas; ela pode ser carregada no
estacionamento da empresa, conectada à rede quando se está em casa e novamente
recarregada para as horas de pico. O sistema é bem pertinente à transição
energética, mas os modelos econômicos ainda precisam ser elaborados”, diz
Olivier Wiss, pesquisador do CEA (Centro de Energia Atômica e Energias
Alternativas).
Fonte: Le Journal du
Photovoltaïque hors-série Nº 9, Abril
2013
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