segunda-feira, 27 de maio de 2013

França: coberturas de estacionamentos podem ajudar a relançar setor fotovoltaico

Primeira central solar construída em área de parqueamento completa 5 anos

Estacionamento de estação de tramway da aglomeração de Montpellier, França. (FOTO: Philippe Heitz. Adaptado de Le Journal du Photovoltaïque Nº 9, Abril 2013)

Em junho de 2008, era inaugurada a primeira usina solar francesa sobre coberturas de um estacionamento. Com mais de 8.000 m2 de painéis fotovoltaicos, foi instalada (pela empresa Sunvie) no centro comercial Leclerc, de Saint-Aunès, na região do Hérault. 

Apesar do contexto atual bastante desfavorável para a geração fotovoltaica na França, a tecnologia envolvendo instalações sobre “ombrières” – estruturas que sombreiam e protegem os carros da chuva – é considerada “madura” e de futuro promissor.

A França é um dos raros países europeus onde a participação de fontes renováveis na matriz elétrica diminuiu entre 1990 e 2011. O país gastou 69 bilhões de euros com a importação de energia primária (petróleo, gás e urânio) em 2012. 

O mercado de energia limpa europeu tem um potencial para criar meio milhão de empregos até 2030. Mas na França, com a moratória decretada pelo governo em 2010 e uma política tarifária desestimulante, a indústria fotovoltaica deixou quase 15 mil desempregados nos últimos dois anos. 

A ideia de proteger automóveis estacionados e ao mesmo tempo produzir eletricidade limpa permanece simples, embora as instalações tenham se tornado tecnologicamente mais complexas. 

Para prover energia de origem solar a grandes espaços comerciais, na indústria e no setor de serviços, é mais adequado fazer uso dos estacionamentos, porque os telhados já comportam equipamentos para outros fins (climatização, refrigeração, sistemas anti-incêndio) e geralmente não suportam mais peso.
 
Usina fotovoltaica de 4,9 MWp, instalada no estacionamento da fábrica da Renault em Cléon, Haute-Normandie, França
http://www.coruscantgroup.com/realisations-temoignages/parking-de-lusine-renault-de-cleon-76/
 
Com a drástica redução da tarifa elétrica fotovoltaica na França – que passou de 0,60 euros em 2009 para 0,20 euros em 2010 – e restrições à participação de “ombrières” nos leilões para sistemas acima de 100 kWp (quilo-watt-pico), vários projetos de geração solar usando coberturas de estacionamento foram engavetados. 

Nova regulamentação da União Europeia e um recente anúncio do Ministério da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, podem recolocar as “ombrières” como alternativa de geração limpa na França, especialmente com instalações de capacidade superior a 250 kWp. 

Além da dupla funcionalidade das coberturas com painéis solares (proteção dos carros e geração de eletricidade limpa), elas podem ser usadas como estações de recarga de veículos elétricos ou híbridos. 

“Ombrières” com 34.000 m2 de módulos fotovoltaicos foram construídas no estacionamento da fábrica da Renault em Cléon (foto), região de Haute-Normandie, pela empresa francesa Coruscant, com tecnologia solar fornecida pela  Adiwatt. Das 2.350 vagas, 15% dispõem de pontos de recarga para veículos elétricos. 

“Grosso modo, um carro elétrico é uma bateria sobre rodas; ela pode ser carregada no estacionamento da empresa, conectada à rede quando se está em casa e novamente recarregada para as horas de pico. O sistema é bem pertinente à transição energética, mas os modelos econômicos ainda precisam ser elaborados”, diz Olivier Wiss, pesquisador do CEA (Centro de Energia Atômica e Energias Alternativas). 

Fonte: Le Journal du Photovoltaïque hors-série Nº 9, Abril 2013

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