terça-feira, 23 de julho de 2013

Aquecimento solar na França: norma de construção civil e produtos compactos devem revigorar setor

Regulamentação visa reduzir consumo energético de residências individuais a 1/3 do atual

Esquema do sistema de aquecimento solar compacto “CESI otimizado”. ILUSTRAÇÃO: GDF Suez - Crigen (Adaptado de Le Journal des Énergies Renouvelables Nº 215, maio-junho 2013)

A mais recente regulamentação térmica de edificações na França traz alento à recuperação do mercado de aquecedores solares, em queda nos últimos anos.

De olho no que diz a RT 2012 – que um sistema de energia renovável deve ser incorporado às novas residências individuais – a indústria termossolar criou produtos menores, compactos e de fácil instalação.

“Constatamos que os aquecedores solares eram muitas vezes superdimensionados ou projetados para produzir 100% da água quente no verão, o que não é a melhor configuração, podendo inclusive gerar superaquecimento e danificar a instalação”, explica Élisabeth Aubert, chefe da divisão de energias renováveis da GrDF - empresa de gás francesa.

Uma análise dos pedidos de certificação de Edificação de Baixo Consumo (BBC, na sigla em francês) mostrou que 76% da energia usada no aquecimento das casas em 2005 era de origem elétrica e apenas 6% suprida por gás, passando respectivamente a 51% e 37% em 2011.

Com a RT 2012, vigente desde o início do ano, pretende-se que o consumo energético anual de novas construções com selo BBC seja drasticamente reduzido, passando de 150 para 50 kWh/m2.

A norma impõe a instalação de pelo menos 2 m2 de coletor solar, ou que a casa seja conectada a uma rede de calor alimentada em 50% por uma fonte limpa, ou utilizar no mínimo 5 kWh/m2.ano de energia renovável ou, ainda, fazer uso de um aquecedor termodinâmico (“bomba de calor”).

Os fabricantes do setor solar térmico passaram, então, a oferecer aos construtores produtos compactos que atendem à norma RT 2012, entre eles, o aquecedor de água solar individual (CESI, na sigla francesa) “otimizado”.

Este sistema – concebido para casas pequenas, com área útil inferior a 130 m2 – permite o uso mais eficiente da energia, complementando a fonte solar com a combustão de gás.

O CESI otimizado consiste de um coletor solar (de 2 a 2,5 m2) conectado a um trocador de calor dentro de um tanque de estocagem térmica (de 110 a 180 litros) e um aquecedor a gás “de condensação” (aproveita o calor latente do vapor d’água dos gases de combustão) para períodos de pouco sol.

Além do CESI otimizado, o mercado francês conta com mais três gamas de produtos que respeitam a RT 2012, destinados a casas maiores: “Coluna solar” (com complemento a gás), “CESI clássico” (complemento a gás, biomassa ou diesel) e “CESI eletro-solar” (com aquecimento elétrico auxiliar).

Fonte: Le Journal des Énergies Renouvelables Nº 215, maio-junho 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário