quarta-feira, 5 de março de 2014

Brasileiro lê menos que venezuelano, argentino e mexicano, diz estudo

Índia é o país com maior tempo de leitura per capita; Brasil ocupa 27ª posição do ranking

Mapa mostra os 30 países onde mais se lê livros (FONTE: World Culture Score Index via @Amazing_Maps)

O World Culture Score Index (WCSI) divulgou um novo ranking dos 30 países que mais tempo dedicam à leitura de livros. 

O resultado é um tanto quanto surpreendente, porque não mostra nexo entre o tempo de leitura por habitante de um país e o seu índice de desenvolvimento humano (IDH).

Os maiores leitores (indianos) dedicam aos livros, em média, 10 horas e 42 minutos por semana; os brasileiros, menos da metade desse tempo, apenas 5h 12’. Com a pior classificação entre os países latino-americanos ranqueados, o Brasil fica atrás de Venezuela (6h 24’), Argentina (5h 54’) e México (5h 30’). 

Na 27ª posição, mas bem próximo de Reino Unido (5h 18’), Itália (5h 36’) e EUA (5h 42’) – este último, na 22ª posição do ranking – o Brasil supera dois “tigres asiáticos” (Taiwan e Coreia do Sul) e Japão, países com IDH muito superiores ao nosso. 

O “mapa mundi da leitura” (imagem) sugere que habitantes de países situados em regiões geográficas próximas, ou em latitudes similares, dedicam aos livros tempos parecidos. 

Mas os resultados não permitem correlacionar taxa de leitura com nível educacional ou PIB per capita, quesitos que formam o IDH. Por exemplo, África do Sul, Argentina e Austrália (países do mesmo grupo, laranja, no mapa) – os mais austrais do planeta – são respectivamente 121º, 45º e 2º no ranking IDH. 

O brasileiro lê em média 1 hora a mais por semana que o japonês. Mas, enquanto o Japão é o 10º no IDH, o Brasil é o 85º. A campeã no tempo de leitura por habitante, Índia, amarga a 136ª posição no IDH. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário