segunda-feira, 24 de março de 2014

Ivanpah Solar Electric Generating System: maior usina termossolar do mundo

Com participação da Google, central solar tem capacidade de quase 400 MW

Vista da usina Ivanpah Solar Electric Generating System, no deserto de Monjave, Califórnia (EUA) http://www.ivanpahsolar.com/virtualtour/

Inaugurada no mês passado, a usina solar da Google em parceria com a NRG Energy e a BrightSource Energy tornou-se a maior do mundo baseada em tecnologia de concentração. Instalada no deserto de Monjave, na Califórnia (EUA), a Ivanpah Solar Electric Generating System é capaz de gerar até 392 MW de eletricidade. 

Conta com gigantescos campos de heliostatos, que concentram os raios solares em 3 torres, cada uma com 140 m de altura (46 m a mais que a Estátua da Liberdade) ou um prédio de 46 andares.

A Ivanpah SEGS vai abastecer 140 mil residências, evitando emissões anuais de 400 mil toneladas de gás carbônico ou o equivalente à poluição emitida por 72 mil carros.

Sua capacidade equivale a quase 30% de todas as instalações de geração solar térmica em operação nos Estados Unidos, uma potência igual à de algumas usinas nucleares instaladas na Europa. Um ambicioso projeto que pretende ser a vitrine americana em termos de energia renovável.

São 350 mil espelhos (heliostatos) – espalhados em 13 quilômetros quadrados – que seguem o movimento aparente do sol, refletindo sua luz sobre captadores posicionados no alto de torres. Neste foco iluminado, água é pressurizada e aquecida a alta temperatura, acionando turbinas que, acopladas a geradores, produzem eletricidade. 

A entrada da Google no consórcio que viabilizou a Ivanpah SEGS é compreensível, dado o tamanho de sua demanda energética, para alimentar os seus quase 1 milhão de servidores, a maior parte deles em território americano. 

Mas, colar sua marca na maior usina termossolar do mundo foi antes de tudo uma jogada de marketing, associando a empresa com “sustentabilidade ambiental”. Comunicação global à custa de energia limpa. 

A gigante da internet, criadora do emblemático site de busca, entre outros produtos – Google Chrome, Google Earth, Android, etc investiu 168 milhões de dólares (USD) no projeto, cujo custo total foi de 2,2 bilhões de USD. O governo americano colocou 1,6 bilhão de USD e os demais parceiros (NRG Energy e BrightSource Energy) o restante. 

Dividindo o custo total pela capacidade da usina, obtemos para o kW instalado o valor de 5.600 USD. Cerca de 11 vezes maior que o custo médio global do kW fotovoltaico, previsto para 2014. 

A NRG Energy disponibilizou uma visita virtual da usina solar Ivanpah SEGS. Confira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário